AUTISMO E TRANSTORNO ALIMENTAR: A INCLUSÃO E A CAPACIDADE DE ACEITAÇÃO DAS DIVERSIDADES DOS INDIVÍDUOS

João Vitor Santos Souza, Welison Thiago Ragassi Patrício, Thuany Ramos Lopes Zambom, Sebastião Luiz Batista

Resumo


Este artigo coloca em relevo a inclusão e a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos na sociedade e na escola, abordando através do contexto histórico, a garantia ao de acesso igualitário às oportunidades. Buscamos evidenciar as políticas públicas que versam sobre a inclusão social e escolar, levando em conta todos os  tabus e paradigmas que rodeiam os conceitos e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais e internacionais. Diante disso, o artigo faz uma breve apresentação do projeto de residência pedagógica criado pela fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vinculado ao


Ministério da Educação que proporciona todo o processo de observação do aluno com Autismo dentro de sala de aula e faz um comparativo do mesmo com os transtornos alimentares que foram utilizados como material de estudo para o projeto. O estudo realizado objetivou conhecer e entender como a inclusão é feita e que mudanças se fazem necessárias para a aceitação das diferentes possibilidades de aprendizagem nesse novo momento da educação por meio do levantamento de algumas discussões sobre a função da escola e o papel do professor frente à inclusão. Através do breve estudo identifica-se que a inclusão de crianças nas escolas regulares de ensino é um processo de certo modo complexo, que envolve a garantia do sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico e respeitador, colaborando para a construção da cidadania com dignidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Conhecimento em Destaque

Rua Pouso Alegre, 49 - Barcelona
29166 - 160 - Serra - ES
Brasil
Tel: (27) 3241-9093

 

Este periódico está cadastrado Sumários.org, no LatinRev e no LivRe diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

ISSN: 2239-6548