EDUCAÇÃO ESPECIAL: OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AUTÔNOMA NO SÉCULO XXI

Cátia Regina Vitória Sobrinho Fraga, Laylah Roberta De Nadai, Thuany Ramos Lopes Zambom, Sebastião Luiz Batista

Resumo


Sob acompanhamento institucional dos Coordenadores e Professores supervisores do Projeto RESIDENCIA PEDAGOGICA, fomentado pela CAPES – Coordenação de Pessoal de nível Superior, com o objetivo de colaborar para o aperfeiçoamento da atividade docente nos cursos de licenciatura e com a participação da IES Centro de Ensino Superior FABRA que apresentamos   esse artigo. Nossa pesquisa baseia- se no campo de observação de um aluno da educação especial, matriculado regularmente no 4° ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de ensino fundamental de Serra ES, acompanhado por estagiária conforme resolução CMES n°193/2014 que regulamenta a oferta de educação especial no município, assim como as diretrizes para educação especial, onde reafirma as atribuições na educação fundamentando todo o processo de inclusão. Aluno pesquisado tem 10 anos, possui laudo com CID 79.1(retardo mental leve) em acompanhamento com neuropediatra, geneticista, professor particular e fonoaudiólogo, faz uso regular de medicação. Nesse semestre completamos  1 ano de trabalho e pesquisa na campo docente vislumbrando aumentar a experiência acadêmica no campo de trabalho futuro em ações de observação, reflexão e ações que integrem a teoria e prática, a partir de estudos dos  teóricos e metodologias, visando uma participação qualitativa nesse contexto escolar, unindo a uma ampla aquisição de conhecimento aos alunos de licenciatura, observando em  qual condição esse aluno está incluído, organização da instituição de ensino, acessibilidade, currículo, sujeito pesquisado e suas características, acompanhamento dos processos avaliativos, quais  são as maiores dificuldades de aprendizagem e buscar intervir positivamente nesse processo, preparando nos assim para prática docente inclusiva  que visa ampliar habilidades funcionais promovendo autonomia e participação na escola e sociedade de


modo efetivo. Recolhendo experiências no campo para pesquisas futuras de processos de aprendizagem para os alunos com especificidade de aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Conhecimento em Destaque

Rua Pouso Alegre, 49 - Barcelona
29166 - 160 - Serra - ES
Brasil
Tel: (27) 3241-9093

 

Este periódico está cadastrado Sumários.org, no LatinRev e no LivRe diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

ISSN: 2239-6548