TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) E SEUS DESAFIOS NO AMBIENTE ESCOLAR: PESQUISA DE CAMPO NA EMEF MANOEL VIEIRA LESSA, EM SERRA – ES

Jéssica Silva Carvalho, Raquel Amaral Drumond, Edinéia Braunn Negoceki, José do Nascimento Lira Junior

Resumo


O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma doença de alta prevalência em crianças em idade escolar. O presente trabalho, como um dos resultados do Programa Pibid/Fabra, realizado entre os anos de 2018 e 2020, é uma análise comportamental de um aluno inserido no ambiente escolar serrano-capixaba em seu processo de aprendizagem. Tal análise está dentre de uma proposta maior, a saber: analisar alguns dos diversos desafios dos alunos portadores de TDAH, no ambiente escolar capixaba. Para tal a pesquisa de campo conta com referenciais teóricos como as , o método comparativo de Antônio Carlos Gil, dentre outros.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Alexandra Prufer de Queiroz Campos. A Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção. Artigo de Revisão 2002. Disponível em:. Acesso em: Acesso em: 08 Out. 2019.

BELLINI, Edyleine P.B. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade – atualização diagnóstica e terapêutica – Janeiro de 2000.

RA é o. . MEC; SEESP, 2001.

DE LUCA, Marcelo Alexandre Siqueira; CIULIK Fabiane. A indisciplina da criança em casa e o TDAH: uma identificação de indícios por parte da família. PUCPR, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3085_2061.pdf. Acesso em: 08 Out. 2019. _____________. O professor e a indisciplina do aluno em sala de aula: A q m v “T AH. PUCPR,2009

GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.

A C . q . 6. ed. Paulo: Atlas, 2008.

NETO, Orestes Diniz.; SENA, Simone da Silva. Distraído e a 1000 por hora: guia para familiares, educadores e portadores de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007

REZENDE, Eduardo de. Quais os direitos dos alunos com TDAH - Psicologia para Educadores – Disponível em: https://www.psicoedu.com.br/2016/11/lei-tdah-direitos.html?m=1. Acesso em: 08 Out. 2019.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Inquietas – TDAH: Desatenção, hiperatividade e impulsividade. Novembro 2014.

TEIXEIRA, V. S. S. L. Entendendo os portadores do TDAH. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Distúrbios da Aprendizagem). Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem, São Paulo, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Conhecimento em Destaque

Rua Pouso Alegre, 49 - Barcelona
29166 - 160 - Serra - ES
Brasil
Tel: (27) 3241-9093

 

Este periódico está cadastrado Sumários.org, no LatinRev e no LivRe diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

ISSN: 2239-6548