Que tem a ver Roma com Rua Azusa? Introdução teológica ao Diálogo Católico-Pentecostal

Bruno Albuquerque

Resumo


A presente reflexão busca refletir resumidamente o estado da questão e uma possível perspectiva para o diálogo entre cristãos católicos e cristãos dos pentecostalismos de matriz protestante, incluindo também a renovação carismática no interior da própria Igreja Católica. Tentaremos, assim, entrever alguns passos já esboçados na direção desse diálogo. E, por fim, pensaremos na ideia teológica de pentecostalidade, a qual tem se apresentado como possibilidade de ampliar os horizontes desse caminho percorrido e de superar as dificuldades encontradas, no vasto campo da reflexão sobre o Espírito Santo.  


Palavras-chave


Ecumenismo; Igreja Católica; Pentecostalismos; Diálogo; Pentecostalidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, G.F. Matriz pentecostal brasileira. Assembleias de Deus, 1911-2011. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2013.

ANJOS, M.F. (Org.). Sob o fogo do Espírito. São Paulo/ Belo Horizonte: Paulinas/ SOTER, 1998.

BERGER, P. Os múltiplos altares da modernidade. Rumo a um paradigma da religião numa época pluralista. Petrópolis: Vozes, 2017.

CAMPOS, B. Da Reforma Protestante à pentecostalidade da Igreja. Debate sobre o pentecos-talismo na América Latina. Quito/ São Leopoldo: CLAI/ Sinodal, 2002.

COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O ECUMENISMO E O DIÁ-LOGO INTERRELIGIOSO. Tornar-se cristão: Inspirações da Escritura e dos textos da patrística com algumas reflexões contemporâneas. Brasília: Edições CNBB, 2010.

CONCILIUM – REVISTA INTERNACIONAL DE TEOLOGIA. Os movimentos pentecostais: Um desafio ecumênico. Fascículo 265/1996. Petrópolis: Vozes, 1996.

FORNET-BETANCOURT, R. Religião e interculturalidade. São Leopoldo: Nova Harmonia/ Sinodal, 2007.

JENKINS, P. A próxima cristandade. A chegada do cristianismo global. Rio de Janeiro: Record, 2004.

LIBÂNIO, J.B. Igreja contemporânea: Encontro com a modernidade. São Paulo: Loyola, 2000.

MAÇANEIRO, M. “Uma aproximação ao diálogo internacional católico-pentecostal”. In: Revista de Cultura Teológica 82. São Paulo: PUC-SP, 2013.

MIRANDA, M.F. Existência cristã hoje. São Paulo: Loyola, 2005.

MIRANDA, M.F. Igreja e sociedade. São Paulo: Paulinas, 2009.

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA UNIDADE DOS CRISTÃOS – FEDERAÇÃO LUTERANA MUNDIAL. Do conflito à comunhão. Comemoração conjunta católico-luterana da Reforma em 2017. Relatório da Comissão Lutera-na – Católico-Romana para a Unidade. Brasília: Edições CNBB, 2015.

TEIXEIRA, F.; DIAS, Z.M. Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. A arte do possível. Aparecida: Santuário, 2008.

TOURAINE, A. Um novo paradigma: Para compreender o mundo de hoje. 4ª Ed. Petrópo-lis: Vozes, 2011.

VIDAL, M. Teologia pública e o Concílio Vaticano II. Um “novo modo” de ser cristão no mundo. Aparecida: Santuário, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este periódico está indexado no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal); Sumários.org, no Diadorim, no LivRe e no LatinRev o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.