A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS AO ENSINO TEOLÓGICO

Roney Ricardo Cozzer

Resumo


O presente artigo reflete sobre as Metodologias Ativas e sua utilidade e aplicabilidade no contexto do ensino teológico. Reconhecendo a necessidade de se considerar a especificidade de cada contexto em que se pretende aplicar metodologias e tecnologias pedagógicas, este texto lança um olhar sobre a utilidade e necessidade da utilização das Metodologias Ativas no ensino teológico, um tipo de ensino ainda fortemente marcado pelo modelo tradicional de ensinar que, por sua vez, inibe a participação-interação do discente e acaba por supervalorizar o papel do professor. Todavia, o que vem sendo demonstrado ao longo do tempo, por meio dos resultados do trabalho de pensadores da Educação como Jean Piaget e Paulo Freire, por exemplo, é que a interação é fundamental para o aprendizado. E as Metodologias Ativas valorizam o papel do aluno reconhecendo-o como protagonista nesse processo.


Texto completo:

PDF

Referências


BACICH, Lilian. MORAN, José. [org.s.]. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018.

BERGMANN, Jonathan. SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma Metodologia Ativa de aprendizagem. Trad.: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

COZZER, Roney Ricardo. Epistemologia e Didática. Vitória, ES: Material didático-instrucional para curso de Licenciatura em Pedagogia, 2020.

COZZER, Roney Ricardo. Os perigos da ortodoxia teológica. [Vídeo]. Disponível em: . Acesso em 31 jan. 2021.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1986.

MOTA, Ana Rita. ROSA, Cleci T. Werner da. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico. vol. 25, nº 2, Passo Fundo, pp. 261-76, mai.-ago. 2018.

OZÓRIO, Gabriela Gonçalves. Metodologias Ativas no Ensino Superior: um caminho para a inovação pedagógica? [Dissertação de mestrado]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 jan. 2021.

PEARLMAN, Myer. Ensinando com êxito na Escola Dominical. Trad.: Rejane Caldas. São Paulo: Editora Vida, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este periódico está indexado no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal); Sumários.org, no Diadorim, no LivRe e no LatinRev o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.